Vento fraco marca a Volta à Ilhabela

A expectativa era grande, afinal depois de alguns anos, a tentativa seria de fazer uma “Volta à Ilha” completa, com largada e chegada no mesmo ponto, mas… a vela é um esporte que depende essencialmente de um fator. O vento. E este…

Bem, digamos que não foi o dia do vento em Ilhabela.

A Comissão de Regatas navegou pelo Canal de São Sebastião e conseguiu achar uma posição para a largada, nas proximidades da Praia da Siriuba e, às 12h40, deu a largada para a competição, com um vento fraco, que não ultrapassava os cinco nós.

Ainda assim, os veleiros até que conseguiram avançar com certa rapidez no sentido norte do Canal, mas passando a Ponta das Canas, a situação piorou.

O vento continuava muito fraco até a publicação deste post e nenhum dos competidores havia ainda conseguido romper o extremo norte se encontravam entre as praias da Pacuíba, Jabaquara e Fome, muitos abriram para mar aberto, em direção à Ilha de Búzios, na esperança de condições mais favoráveis.  A noite será longa!

RGS C e HPE fizeram regatas no canal

Para os veleiros menores, da Classe RGS C, foi realizada uma regata de percurso, até a Praia da Pacuíba, com retorno e chega da CR. Apenas o veleiro Triton, de Ricardo Zamboni, completou a regata.

Já os HPE25, barcos menores e mais leves, conseguiram fazer três “sofridas” regatas, o que não deixou de ser divertido já que cada uma delas teve um vencedor diferente.

Na primeira o Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas chegou à frente, seguido do Conquest, de Marco Hidalgo e com o Saci, de Fabio Cotrim, em terceiro.

Na segunda foi o Espetáculo, de Luis Fernando Staub o vencedor. Com o Ginga, de Breno Chvaicer, em segundo, e com o Conquest em terceiro.

Finalmente, na última regata, vitória do Saci, de Fabio Cotrim com o Mussulo em segundo e o Ginga em terceiro.

O dia de regatas não teve aquele vento que todos esperavam, mas a recepção aos velejadores na véspera, com um coquetel de boas vindas e um reforçado café da manhã antes das regatas de hoje ajudaram a encarar os desafios da regata.

A gente volta com as informações da Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, assim que os valentes competidores conseguirem cruzar a linha de chegada!

Confira as fotos do coquetel de boas vindas e das regatas do dia: