Termina a segunda etapa da Copa Mitsubishi 2023

Com a realização de  mais duas regatas para todas as classes (à exceção da RGS, com uma única regata), terminou neste domingo a segunda etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, após 4 dias de competição em dois finais de semana.

De forma até atípica todas as regatas desta etapa foram realizadas com ventos do quadrante sul.

Hoje, o dia começou com ventos bem fortes, acima dos 15 nós, que propiciaram largadas bastante “pegadas” em todas as classes.

A primeira a largar foi a  C30, cuja primeira regata do dia foi vencida pelo Kaikias/EMS, de Daniel Hisldorf. Em segundo nesta primeira regata, o Caiçara, de Marcos de Oliveira César. seguido do Tonka, de Demian Pons. que foi o vencedor da segunda regata do dia.

Na segunda colocação desta segunda regata, o Kaikias, com Caiçara em terceiro,

Na somatória da etapa o estreante Tonka conquistou a primeira colocação, acumulando 7 pontos (já com descarte). Com 12 pontos, em segundo, o Caiçara e na terceira colocação da C30, o Kaikias/EMS.

Na HPE25, que disputou oito regatas no total, hoje o Espetáculo, de Luiz Fernando Staub venceu a primeira regata, com o Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn, em segundo e o Ginga, de Breno Chvaicer, em terceiro. 

A equipe de Ilhabela se recuperou na segunda regata, cruzando a linha em primeiro, seguido do Crazy Phoenix e com o Espetáculo, na terceira colocação.

Assim,  o campeão da Classe HPE25 nesta etapa, com 9 pontos (já com descarte) foi o Ginga. Empatados, com 15, ficaram o Espetáculo, em segundo, e o Crazy Phoenix, em terceiro.

Na RGS, hoje, o Kameha Meha, de Gabriel Borgstrom, foi o primeiro colocado. Em segundo terminou o Sossegado, de Marco Hidalgo, e na terceira colocação, o Comanda, de Sebastian Menendez,

Após a disputa de 4 regatas nesta etapa, a classificação final ficou assim: com 9 pontos, já considerado o descarte, o Zeus, de Paulo F. Moura, Com 16, em segundo, o Kameha Meha e em terceiro, com a mesma pontuação, o Comanda.

Na divisão C da RGS, vitória do Comanda (4 pontos), com o Brazuca, de Rubens Bueno (9 pontos) em segundo. Com 11 e 16 pontos, respectivamente, o Triton, de Ricardo Zamboni e o Malagueta, de Fábio Tenório, em quarto.

Finalmente na classe ORC, hoje, a primeira regata teve vitória do Boto V, de André Sobral, seguido do Phoenix, de Fabio Cotrim/Mauro Dottori e com o Rudá Blue Seal, de Mario Martinez na terceira colocação.

Na segunda regata do dia, Phoenix em primeiro, 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, na segunda colocação e Rudá em terceiro.

Com isso o Phoenix termina a etapa em primeiro, com 5 pontos,já considerado o descarte, seguido do Riudá (9) e do Boto V, com 14, colocação que representa também a divisão 500 da ORC.

Na ORC 600, no acumulado da etapa, vitória do Lucky/Alforria, de Luiz Villares, com 4 pontos. Em segundo, com 8, o Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva. Em terceiro e quarto, com 11 e 14 pontos, respectivamente, Jazz, de John Julio Jansen e o My Boy, de Lars Muller.

O dia quente e ensolarado de hoje terminou com a premiação da etapa e a tradicional canoa de cerveja na sede do Yacht Club de Ilhabela.

A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, agora dá um tempo para a realização da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, mas retorna para a sua terceira etapa nos dias  23, 24 e 30 de setembro e 1 de outubro. A competição se encerra com a etapa final nos dias 25,26 de novembro e 2,3 de dezembro.

A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, ABVO e FEVESP.