Sábado de muito vento desafiou os velejadores na reta final da etapa

Se o final de semana passado a falta de ventos representou um teste de paciência aos participantes da Copa Mitsubishi, a tarde de hoje trouxe o desafio de uma velejada com ventos acima dos 20 nós quase durante toda a tarde.

Todas as classes participantes realizaram uma única regata longa hoje. Para ORC e C30 uma regata de aproximadamente 20 milhas.  A RGS fez uma regata de cerca de 8 milhas  ambas com largada e boia de contravento no través da Ponta das Canas, e boias na Praia da Fome e na Pacuíba, respectivamente.

Para HPE25, Bico de Proa de Duplas, um percurso com duas pernas, também com boia na Pacuíba.

Hoje também aconteceu as regatas de Bico de Proa e Duplas, com a participação de 9 equipes no total. 

O Helios, de Marcos Gama Lobo e Carlos Eduardo de Campos Maia, foi o vencedor da regata de Duplas, com o H2Orça, de Hillpert e Tati Zamith em segundo.

Na Bico de Proa, o BL3 Mangalô, de Pedro Rodrigues, foi o primeiro colocado, seguido do Nautilus, de Azis Constantino e com o Cambada, de Luiz Fernando Giovannini, em terceiro.

Regatas de amanhã definem os campeões

Decorridos três de quatro dias de regatas, as posições começam a se definir.

Na HPE25, o Ginga, de Breno Chvaicer, com 5 pontos, está apenas a dois pontos à frente do Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas, com o Conquest, de Marco Hidalgo, na terceira colocação, com 11 pontos.

Apenas 1 ponto separa o Caballo Loco, de Mauro Dottori, (5), do Team Loyalty, de Alex Leal (6), na C30. O Kaikias, Via Itália Racing vem em terceiro, com 11.

A RGS é a classe que praticamente tem o vencedor definido. O Zeus, de Paulo F. Moura, acumula 5 pontos no total, contra 10 do segundo colocado,  Brazuca, de Rubens Bueno. Na terceira colocação da classe, o Sextante, de Thomas Shaw, com os mesmos 10 pontos.

Por fim na ORC diminuiu a distância entre o primeiro, o Bravo (8), de Jorge Berdasco, para o Phoenix (9), de Eduardo Souza Ramos, que venceu a regata de hoje. Com 12 pontos acumulados, em terceiro, o Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva.

Estreante na raia de Ilhabela, o TP52 Crioula, de Eduardo Plass, ficou com a segunda colocação na regata de hoje.

Na noite deste sábado, uma bela macarronada, ao som do rock da banda Mano Beethoven, embalou o happy hour e a premiação da regata de Bico de Proa e Duplas.

Amanhã, após as regatas finais, acontece a premiação geral.

Veja todas as fotos

Confira aqui os resultados da etapa

A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da  Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, North Sails, ABVO e FEVESP.