Regata de percurso abre a 3ª etapa da Copa Mitsubishi

Começou neste sábado, 23 de setembro, a 3ª etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, em um dia quente e com ventos atípicos no Canal de São Sebastião.

A comissão de regatas optou por uma regata de percurso para todas as classes, pois o vento leste soprava no Canal por volta do meio-dia, quando se iniciaram os procedimentos da regata.

Para a Classe ORC a regata consistiu na largada, no través da Praia do Pinto, uma boia no través da Praia da Pacuíba, outra na altura do farolete de delimitação norte do Canal e retorno na marca anterior, antes da chegada, no mesmo local da partida. Para as demais percurso parecido, apenas sem o retorno à boia da Pacuíba.

A regata começou com o vento leste na casa dos 8 a 10 nós, depois se intensificou um pouco já no extremo norte do Canal, e assim correram as equipes, até que um vento sul começou a preencher o Canal.

Isso fez com que as equipes que já corriam a última perna da Regata rumo a uma chegada com vento em popa, se deparassam com um vento sul que obrigaria todos a mudar a navegação para uma chegada em contravento.

Esta mudança estratégica na velejada favoreceu aqueles que logo perceberam a alteração e conseguiram “entrar” no vento sul com mais rapidez.

Foi o caso o Lucky/Alforria, de Luiz Villares, o fita azul da regata e vencedor da Classe ORC, no tempo corrigido.

Em segundo, na ORC, o Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva e em terceiro a equipe Jazz, do comandante John Julio Jansen.

O vencedor da RGS, no corrigido, foi o Zeus, de Paulo F. Moura, seguido do Asbar II, de Valéria Ravani e com o Triton/Daikin, de Ricardo Zamboni, em terceiro.

O Caiçara, de Marcos de Oliveira César, venceu na classe C30. Em segundo e terceiro, respectivamente, o Bravo, de Jorge Berdasco e o Kaikias/EMS de Daniel Hilsdorf.

O Ginga, de Breno Chveicer, conquistou mais uma vitória hoje, na classe HPE25.

O dia terminou, como sempre, com a confraternização das equipes na canoa de cerveja e amanhã prossequem as regatas deste final de semana. A etapa termina no próximo final de semana, que terá a regata para as Duplas e Bico de proa, seguida de premiação, com música ao vivo no sábado e a premiação geral no domingo.

A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, ABVO e FEVESP.

Todas as fotos aqui