Há 25 anos a vela era destaque do informativo do YCI

Corria o ano de 2001 e os velejadores paulistas disputavam o Campeonato Paulista de Veleiros de Oceano, que tinha etapas em Ubatuba, Santos e Ilhabela.

Por aqui, nas águas do Canal de São Sebastião, a etapa Ilhabela, já com o patrocínio da Mitsubishi, levava o nome de circuito Ilhabela, e não a toa, o nome oficial de nossa Copa Mitsubishi é “Circuito Ilhabela de Vela Oceânica”.

Muita gente que veleja conosco já estava por lá. Bayard Umbuzeiro, Marcelo Bellotti, Edmar Alves, Clauberto Andrade, Gereba Carvalho, Mark Essle, Kalu Silva, Luiz Bolina, José e Adriana Nolasco, Tinah, Ivo Leite, Sergio Rocha, Bibiana Carneiro, Adoniran Reis, só para citar alguns.

Ivan Lopes era o comodoro do YCI, José Nolasco, o diretor de vela, a comissão de regatas era conduzida pelo querido Dionysio Sulzbeck, com nossos Cuca e Ann no auxílio técnico, a ORC era meio nova e a IMS reunia os barcos de ponta. A BRA-RGS tinha menos de dez anos…

Tempos dos Velamar, Multimar, dos Fasts, os Farr, ILCs… 

O informativo do Yacht Club trazia a notícia da primeira etapa do campeonato daquele ano e informava que quase 40 barcos das classes IMS, ORC e RGS participaram das regatas.

Aquela etapa terminou com a vitória do Curupira, de Mark Essle, na IMS. O ESPN Brasil, conduzido pelo Marco “Pará” Ferrari, foi o então segundo colocado e Giancarlo Baglione, no comando do Cabeça de Vento, fora o terceiro.

A matéria ainda citava os ganhadores da ORC (Mariscal, de Mario Franco, Magic II, de Daniel Wolf e Tembó Guaçu, de André Omati),

Finalmente, naquele campeonato, na RGS, Ilha Sailing, Eolo, e Motim foram os três primeiros colocados.

E você, por onde navegava nessa época? Tem alguma lembrança, alguma foto dessas regatas? Compartilha com a gente e nos ajude a contar essa história!