Dia de vento forte traz emoção à Copa Mitsubishi
Para quem estava há meses aguardando por uma boa velejada na raia de Ilhabela o dia de hoje não decepcionou. Aliás, pode até ter sido superlativo para alguns, mas definitivamente, divertido foi.
A previsão já era mesmo de vento sul e ela se confirmou logo cedo, tanto que a Comissão de Regatas não teve dificuldade para montar as raias.
O dia foi de um percurso diferente.
Todos largaram sentido sul nas proximidades da praia da Siriúba. Para a ORC e C30, a regata passava por uma boia no través da Vila, centro de Ilhabela, as equipes seguiam então para o norte, contornando uma boia ao norte, rumando para outra no través do terminal da Petrobrás e finalmente chegando na CR.
Para RGS e Bico de Proa o percurso foi um pouco diferente, indo até o terminal da Petrobrás e retornando para a largada.
O vento realmente não decepcionou e se manteve quase todo o tempo acima dos 25 nós, chegando a algumas rajadas acima dos 30 nós, o que colocou à prova toda as habilidades e os equipamentos das equipes.
“Foi um final de semana muito bom, para quem estava há um bom tempo sem velejar, foi muito divertido”, comentou o comandante do Blue Seal Rudá, Mario Martinez.
Juninho de Jesus, do C30 Caballo Loco, concorda que “dias assim, com o vento de hoje, tem que ser aproveitados”.
Apesar de algumas velas rasgadas tudo correu bem neste segundo dia de regatas e os resultados acumulados já apontam os líderes do final de semana.
Na Bico de Proa, o Zap, de Sergio R. F. Framílio, lidera com duas vitórias. Mesma quantidade de vitórias do Beleza Pura, de Felipe Degan, barco de Ubatuba, que lidera a RGS.
Nilberto Brito, um dos comandantes do Beleza Pura, ressalta que “foi top o final de semana, duas regatas muito divertidas em que conseguimos manter boa regularidade”.
Regularidade garantiu a liderança nas demais classes
Na ORC, as duas vitórias do Xamã, de Sergio Klepacz, o colocam na liderança da etapa. Da mesma forma que acontece com o Ginga, de Breno Chvaicer, na HPE25 e com o Caballo Loco, de Mauro Dottori, na C30. Ambos acumulam duas vitórias e encerram este final de semana nas lideranças das respectivas classes.
Bayard Umbuzeiro Neto, comandante do Veleiro Inaê, resumiu bem o espírito deste primeiro final de semana da primeira etapa da Copa Mitsubishi Circuito Ilhabela de Vela 2021:
“Olha, depois de quase oito meses sem velejar, duas regatas desafiadoras. Também não precisava tanto”, brinca antes de finalizar dizendo que “de qualquer forma é muito bom estar de volta à raia”.
E desta forma, no próximo final de semana, voltamos para as disputas finais da etapa.
Vale lembrar que Copa Mitsubishi Circuito Ilhabela de Vela tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Serviço, North Sails, E-Ventos, Revista Ancoradouro, Band Vale, ABVO e FEVESP.