Dia de muitas regatas abre o 2º final de semana da Copa Mitsubishi

Um sábado perfeito para velejar foi o que encontraram os participantes da Copa Mitsubishi, na retomada das regatas da primeira etapa.  Um vento leste constante na casa dos 10 nós, uma temperatura agradável, sol, mar bom e muita competição. Tanto  que o dia teve três regatas para as Classes C30 e HPE25 e duas para ORC e RGS.

Somando-se às duas regatas do final de semana anterior a competição já começa a apresentar os líderes em cada classe. 

Na C30, por exemplo, o Caballo Loco, de Mauro Dottori tem 4 pontos, já considerando o descarte da pior pontuação. Com 7, o Kaikias, de Eduardo Mangabeira, ocupa a segunda colocação geral, com o Kairós, de Alessandro Penido, em terceiro, com 12 pontos.

Na HPE25, o campeão da etapa só deve mesmo ser conhecido na última regata, pois apenas um ponto separa o líder, Ginga, de Breno Chvaicer (6 pontos) e o Conquest/Ecom (7). Em terceiro, o Mussulo 25, de José Guilherme Pereira Caldas.

As coisas estão mais fáceis para o Beleza Pura II, de Felipe Degan, que lidera com folga a RGS. A equipe tem 4 pontos acumulados até o momento, contra 14 da tripulação feminina do Criloa, de Carina Joana.

A regularidade do Blue Seal Rudá ajudou a equipe a assumir a liderança da classe ORC Gold. A equipe Xamã, que havia terminado o primeiro final de semana cometeu um erro na primeira largada de hoje e largou escapado, pontuando apenas na segunda regata do dia.

Com isso, apesar de acumular três vitórias em quatro regatas, o Xamã soma 13 pontos no total e vem na segunda colocação. Em terceiro, o Lucky V Alforria, de Luiz Villares, com 17.

A ORC Gold é outra classe que deve ter uma decisão emocionante amanhã porque a partir da quinta regata, entram os descartes da pior colocação e isso pode mudar o cenário da classe.

Por fim na ORC Silver a liderança folgada está com o Aventador, de Maurício Pavão, que soma 5 pontos acumulados, contra 1o do Zeus, de Paulo F. Moura e 15 do Boto V, de André Sobral. 

Com a regata, ou as regatas, de amanhã, tudo pode mudar também na classe, já as equipes passam a descartar a pior colocação para a contagem do pontos acumulados.

O ZAP, de Sergio Framílio, continua na liderança da Bico de Proa.

Sorteio e Premiação no último dia da etapa

O domingo, além da expectativa das definições dos resultados finais será marcado também pelo sorteio de uma bolsa da Caktus Design e pela premiação que será feita de uma forma bem diferente.

O sorteio será feito no domingo de manhã. Os nomes dos velejadores inscritos que curtiram @caktusconcept vão para uma urna e a organização vai sortear o ganhador que poderá retirar a bolsa à tarde.

A premiação, por sua vez, também será feita de modo a manter o distanciamento. Será montada uma mesa, em área ao ar livre, com as  medalhas. Quando a Comissão de Regatas publicar no quadro de avisos virtual os resultados finais, apenas os comandantes das tripulações vencedoras retiram sua respectivas medalhas e troféus.

Confira as fotos das regatas de hoje

A Copa Mitsubishi Circuito Oceânico de Vela tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Serviço, North Sails, E-Ventos, Revista Ancoradouro, Band Vale,  ABVO e FEVESP.