Copa Mitsubishi recomeça amanhã, com regatas decisivas, sorteio e premiação
A primeira etapa da Copa Mitsubishi Circuito Ilhabela de Vela recomeça amanhã e, além das regatas decisivas este final de semana terá o sorteio de uma bolsa exclusiva da Caktus Concept, feita com velas usadas por ninguém menos do que Torben Grael, além da premiação, no domingo.
O final de semana passado, todos lembram, foi de duas regatas de percurso longo e, particularmente, na de domingo, ventos muito fortes que exigiram toda habilidade das equipes.
“Foi legal a experiência de retornar à raia, mas para quem estava há quase oito meses sem velejar bem que a comissão podia ter pegado mais leve”, brincava o comandante do veleiro Inaê, Bayard Umbuzeiro Neto.
Já o comandante do estreante veleiro ZAP, Sergio Framílio, aproveitou bem a regata de abertura: “Curtimos muito o primeiro dia, mas a regata foi bastante longa. Cruzamos a linha de chegada poucos minutos antes de estourar o limite de tempo. Mas fora isso foi tudo bem.”
Ventos fortes colocaram as tripulações à prova no domingo
Se a velejada de sábado já tinha sido um sucesso com ventos na direção leste, na casa dos 15 nós, as condições de domingo já se mostraram bem mais desafiadoras.
A regata foi disputada com vento sul, na casa dos 25 nós constantes, com rajadas que chegaram a 30.
Velejador experiente, mas estreante na C30, Alessandro Penido, comandando o Kairós, conta que passou por um susto logo na largada, no domingo:
“Estávamos de vela a esquerda e um outro barco a sotavento cambou inadvertidamente. Mesmo tendo o direito de passagem, manobramos para evitar o abalroamento. Eu acabei guiando rápido demais e a equipe não conseguiu soltar o running a tempo fazendo o barco adernar excessivamente. Foi um susto grande. No reflexo, eu acabei literalmente me jogando lá embaixo a sotavento e consegui soltar o running, e então a situação voltou ao controle”.
“Olha, tivemos um fim de semana muito bom, nosso barco é preparado para ventos fortes, nossa tripulação é bem treinada para este tipo de condição e conseguimos obter as duas vitórias nas duas regatas”, comemorou Sergio Klepacz, comandante do veleiro Xamã, atual líder da classe ORC.
Decorrido metade do campeonato, os líderes começam a despontar. Na ORC Gold, o Xamã, de Sergio Klepacz, na ORC Silver, o Zeus, de Paulo F. Moura. Na RGS, o Beleza Pura, de Felipe Degan. O Zap, de Sergio Framilio, lidera a Bico de Proa. Breno Chvaicer, comandando o veleiro Ginga, é o líder da HPE e, na C30, lidera o campeonato a equipe do veleiro Caballo Loco.
Sorteio e premiação com distanciamento social
Mantendo a responsabilidade e seguindo os protocolos sanitários, a premiação da etapa e o sorteio da bolsa da Caktus serão feitos de forma diferente.
O sorteio será feito virtualmente no domingo de manhã. Os nomes dos velejadores inscritos que curtiram @caktusconcept vão para uma urna e a organização vai sortear o ganhador que poderá retirar a bolsa à tarde.
A premiação, por sua vez, também será feita de modo a manter o distanciamento. Será montada uma mesa, em área ao ar livre, com as medalhas. Quando a Comissão de Regatas publicar no quadro de avisos virtual os resultados finais, apenas os comandantes das tripulações vencedoras retiram sua respectivas medalhas e troféus.
Então, mais uma vez esperamos todos na raia amanhã. Bons ventos!
A Copa Mitsubishi Circuito Oceânico de Vela tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Serviço, North Sails, E-Ventos, Revista Ancoradouro, Band Vale, ABVO e FEVESP.