Copa Mitsubishi conhecerá seus campeões neste final de semana
Após o primeiro final de semana, marcado por uma das mais desafiadoras edições da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, a Copa Mitsubishi Circuito Ilhabela da Vela 2021 termina com as regatas decisivas do próximo sábado e domingo.
Estão previstas as regatas do tipo barla-sota, em que as equipes precisam cumprir um percurso determinado pela comissão de regatas e passar por boias colocadas à barlavento (lado de onde sopra o vento) e sotavento (lado contrário ao sentido do vento).
“O posicionamento dessas boias no Canal de São Sebastião, sempre depende do regime de ventos que temos no momento da regata“, explica Carlos Eduardo “Cuca” Sodré, responsável técnico pela competição.
Não é incomum, nas regatas, que este posicionamento mude até mesmo algumas vezes no mesmo dia, dependendo do número de regatas.
Conhecida por seu regime de ventos constantes e bons para velejar, Ilhabela verá as equipes correrem pela última vez nestes ano.
“Foi ainda um ano atípico, pois não foi possível realizar todas as etapas previstas, em razão da pandemia, mas creio que conseguimos manter a essência desse campeonato, que é fazer as equipes velejarem o ano todo e com um espírito de confraternização pós-regatas na sede do evento, o Yacht Club de Ilhabela“, comenta o diretor de vela do YCI, Mauro Dottori.
Festa, emoção e dois novos campeões na raia
Assim será este próximo final de semana em Ilhabela. Emoção porque várias das classes participantes vão definir os seus campeões apenas nas últimas regatas.
É o caso da classe HPE25, literalmente, pois o Conquest, de Marco Hidalgo e o o Ginga, de Breno Chvaicer tem exatamente a mesma pontuação após 12 regatas disputadas nesse ano.
Na disputada classe C30 apenas dois pontos separam o líder, o veleiro Caballo Loco, de Mauro Dottori e o Kaikias/Via Itália, de Eduardo Mangabeira.
Já na RGS o Beleza Pura 2, de Felipe Degan, atual líder, vem para o último final de semana com uma boa vantagem em relação ao segundo colocado, o Kameha Meha, de Mark Essle, que está em disputa direta com o Brazuca, de Rubens Bueno pela segunda colocação.
E por fim, na ORC, o veleiro Xamã, de Sergio Klepacz, tem também uma boa vantagem m relação ao segundo colocado, o Rudá, de Mario Martinez, embora a equipe tenha sido a única da ORC a completar a Regata Volta à Ilhabela.
Dois campeões voltam à raia neste final de semana
Campeões da última edição do Ubatuba Sailing Festival, o Phoenix, de Eduardo Souza Ramos e o vencedor da última Semana de Vela de Ilhabela, o +Bravíssimo, de Luciano Secchin, vão se somar às equipes que disputarão as últimas regatas do ano.
“Nossa intenção é participar do Circuito Rolex Sur em janeiro, na Argentina e queremos aproveitar as últimas regatas da Copa Mitsubishi para afinar nossa tripulação. Quinta e sexta-feira a gente deve passar ajustando várias coisas no barco e testar os ajustes nas regatas”, comenta o comandante Secchin.
Sergio Rocha, do Phoenix, ressalta que a participação na última etapa da Copa Mitsubishi vai encerrar a temporada da equipe, que este ano teve poucas oportunidades de competir:
“Foram apenas três campeonatos desde que o barco foi para a água. Hoje estamos mais seguros na condução do veleiro, temos sentido a evolução e participar da Copa Mitsubishi é uma forma de prestigiar a competição, encerrando nossa campanha de 2021”.
Rock´n’roll e jantar na festa de confraternização
A última etapa será marcada por uma grande confraternização no sábado, com jantar com som ao vivo da George Moon Band, no lounge Mitsubishi, montado no Yacht Club de Ilhabela.
Entrega de prêmios encerra a competição.
Finalmente, no domingo, 28, após as regatas, a cerimônia de premiação vai encerrar a Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela 2021.
Mas, que não fiquem tristes os velejadores, pois as datas para a competição em 2022 já estão definidas. Anote aí e vem velejar conosco:
1ª Etapa – 12,13 e 19,20 de março
2ª Etapa – 28,9 de maio e 4,5 de junho
3ª Etapa – 8,9 e 15,16 de outubro
4ª Etapa – 26,17 de novembro e 3,4 de dezembro
Dá tempo ainda de participar das últimas regatas do ano, as inscrições estão abertas para os veleiros das classe C30, HPE25, BRA-RGS, ORC, Clássicos e Bico de Proa e podem ser feitas no site oficial do evento: https://circuitoilhabela.com.br/.
A Copa Mitsubishi Circuito Oceânico de Vela tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Serviço, North Sails, E-Ventos, Revista Ancoradouro, Band Vale, ABVO e FEVESP.