Classe ORC terá estreia do Phoenix sob novo comando
Todo velejador de oceano certamente já teve a curiosidade de ver velejar e possivelmente de tripular o mais moderno veleiro de nossas águas o Botin 44 Phoenix, veleiro ultra tecnológico que estreou sob ocomando do velejador Eduardo Souza Ramos em 2021.
Este tão novo e já tão icônico veleiro estará na primeira etapa da Copa Mitsubishi 2023 já sob o a liderença de seus novos próprietários, os comandantes Fabio Cotrim e Mauro Dottori. Sim, para quem ainda não sabe, o Phoenix passou para os dois velejadores paulistas, uma história que a gente conta agora, na visão dos seus protagonistas:
“Foi um impulso, a compra do Phoenix. É o barco mais moderno já construido no Brasil e um dos mais modernos no mundo. Quando soube que estava à venda pensei que nao poderia deixar ser vendido para fora do Brasil”, conta Fabio Cotrim, um dos comandantes do veleiro King.
“Mas precisava de um parceiro e então procurei o Mauro Dottori, pois já estávamos em um projeto de velejar juntos a Tre Golfi Sailing Week e o campeonato ORC Mediterrâneo em Maio, com um TP52 “, completa Fabio.
“Isso aconteceu quando eu estava em Florianópolis, correndo o XXXIV Circuito SC. Aliás uma competição belíssima, que vale a pena participar. Recebi uma ligação do Fábio Cotrim me avisando que o Eduardo havia colocado o Phoenix à venda e pediu que eu pensasse em uma eventual sociedade.
Embora eu nunca tivesse velejado com o Fábio, a decisão da compra compartilhada aconteceu muito rapidamente, nessa mesma semana.
O Eduardo é uma pessoa muito fora de série. Ele preferiu deixar o barco no Brasil, mesmo com um eventual desconto em relação ao preço alcançado no exterior. E foi assim que compramos o Phoenix”, comenta entusiasmado, Mauro Dottori.
Novo barco, novos desafios
Vindos de experiências em classes diferentes, em campanhas vitóriosas, com o Caballo Loco, na C30 e com o King, na ORC, respectivamente, Mauro e Fabio sabem do desafio de se adaptarem a um novo projeto:
“Sem dúvida a mudança de barco traz desafios maiores para nós, que saímos do C30, e mesmo para Fábio com o seu S40. Nossa primeira providência foi em relação à tripulação.
O Juninho Jesus e o Jorginho Zarif ficaram responsáveis pela formação da nova equipe, com alguns saindo das tripulações do Caballo e do King, outros do próprio Phoenix e também de outras ‘externos'”, comenta Mauro.
Cotrim, completa: “o Phoenix um barco extremamente moderno, todo em carbono , titânio e outros materiais exóticos de ultima geracão , além de um projeto capaz de competir com os Tp52 em algumas condicoes de vento .
Teremos muito trabalho para aprender a velejar o barco e alcancar níveis competitivos, não tenho dúvida. Será mais dificil termos sucesso nos primeiros meses, mas formamos uma tripulacão muito competente e com algumas pessoas que ja velejaram com Eduardo nas primeiras temporadas”.
Expectativa para a estreia com apenas um comandante
Fabio Cotrim, comenta que não acompanhará a primeira regata da equipe: “o barco vai estrear no primeiro final de semana da Copa Mitsubishi e eu não estarei, já que vou para a Baccardi Cup, mas tenho certeza de que o Mauro, uma pessoa muito bacana, que fez com sucesso C30 já vai começar buscando alta performance”.
“Ah sem dúvida que aumenta a minha responsabilidade. Barco novo, ao menos para nós, e tripulação nova. Nossa pretensão é conhecer o barco, velejar e nos divertir. Os resultados virão, mas improvável acontecer agora”, comenta Mauro Dottori.
Uma história que ganhou impulso na Semana de Vela
Como eu disse gente nunca velejou juntos, compramos o barco, como o Fabio mencionou, em um impulso. Mas essa história começa lá na Semana de Vela de 2022, quando precisei de mais um veleiro para a Regata Vela do Amanhã. A pessoa larga o churrasco com a família em casa para atender o meu pedido de levar as crianças… Só pode ter um problema: o sócio que ele arranjou. E ainda vai deixar o barco na minha mão na estreia”, se diverte Mauro.
E a vela ganha movimento
Agora com a responsabilidade de “tocar” o projeto Phoenix, os dois comandantes se afastam de seus antigos barcos, mas, nem por isso perde a vela.
“O King é uma família. Somos todos irmãos. Um ambiente de velejar maravilhoso e também competitivo, tivemos ótimos resultados com o Soto40 King, que é uma máquina de velejar também e um dos melhores barcos do Brasil .
Será muito bom correr contra a minha antiga equipe uma vez que os sócios estão firmes no objetivo de velejar e vencer regatas, o que certamente vai nos dar trabalho”, lembra Fabio.
“Me desfiz do Caballo com muita dor no coração. Correr na C30 realmente me deu muito prazer. A classe é muito fora de série. Regatas disputadas, sem rating, com barcos rápidos e ágeis.
O lado bom é que não poderia deixar o Caballo em melhores mãos do que as do Demian Pons, experiente comandante do HPE 25, que, tenho certeza, vai dar continuidade a história do barco, finaliza Mauro.
“De fato será uma nova fase. A Classe C30 vai nos proporcionar outras experiências, com regatas mais longas, travessias, enfim, tem um legado de um barco vencedor que a gente vai se esforçar para dar continuidade”, comenta Demian Pons, o novo comandante do C30 01.
“Não vamos correr a primeira etapa da Copa Mitsubishi, até para ter tempo de formar uma nova tripulação, treinar e poder focar na segunda etapa da Copa”, finaliza.